Após cumprir decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, na última sexta-feira (16) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) promoveu na manhã desta segunda-feira (19) a retotalização dos votos dos eleitos para a Assembleia Legislativa, o que promoveu mudanças na lista dos eleitos.
A determinação do ministro Lewandowski atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), pela cassação do registro de candidatura do ex-policial militar Wendel Lagartixa, condenado em 2019 por portar munição de uso restrito o que o deixou inelegível. A condenação de Lagartixa acabou no ano passado, mas a sua inelegibilidade por 8 anos por crime hediondo ainda está em vigor, segundo a legislação vigente, além disso, o ex-policial tem diversos processos ativos por crimes de homicídio simples, formação de quadrilha ou bando, homicídio qualificado, entre outros, além de ter passado boa parte da campanha eleitoral preso, o ex-policial é suspeito de participação de um triplo homicídio na Zona Norte de Natal.
Com a retotalização, os mais de 88 mil votos de Lagartixa foram contabilizados para o Partido Liberal (PL), beneficiando o primeiro suplente o atual deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) que não conseguiu atingir o quociente necessário para permanecer na ALRN.
Após a retotalização, Ubaldo Fernandes passou a figurar na lista dos eleitos no sistema do TSE e assim foi diplomado na tarde de hoje, ficando apto para assumir o cargo na próxima legislatura que terá início em 1º de fevereiro.
Wendel Lagartixa aguardará o julgamento da decisão de Ricardo Lewandowski pelo plenário do TSE, o que só deve acontecer no retorno da Justiça também em fevereiro. Caso a decisão seja referendada pelo pleno Ubaldo Fernandes seguirá na cadeira, caso o pleno vote favorável à Lagartixa, uma nova retotalização será realizada e o ex-policial será diplomado e assumirá o cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário