07 dezembro 2022

Após impeachment de Pedro Castillo, Dina Boluarte assume a presidência do Peru

Dina Boluarte é a primeira mulher a presidir o Peru, ela era vice-presidente e assume o comando do país após tentativa de golpe do ex-presidente Pedro Castillo, que foi preso ao tentar fugir do país. (Foto: Reprodução | TV peruana)

Após tentativa de golpe do ex-presidente Pedro Castillo, que anunciou a dissolução do Congresso e o estabelecimento de um "governo de exceção"
, a vice-presidente Dina Boluarte foi empossada presidente do Peru.

Pedro Castillo, que foi destituído do cargo e preso ao tentar fugir do país, Dina tornou-se a primeira mulher a liderar o país. Em sessão no Congresso peruano, a nova presidente fez seu juramento, recebendo a faixa presidencial do presidente da Câmara, José Williams Zapata.

Ao discursar, a nova presidente que já havia condenado a tentativa de golpe do presidente destituído, voltou a falar em golpe evitado pelo Congresso. Dina, falou em união do povo peruano e a necessidade de conversas para tentar chegar a acordos. 

Dina Boluarte afirmou ainda, que vai acionar o Ministério Público do Peru para ajudá-la a retirar do governo "as máfias" e que seu gabinete será formado por todas as forças democráticas do país. Representantes das Forças Armadas, que estavam presentes no salão nobre do Congresso, foram aplaudidos durante o discurso da nova presidente.

Eleita vice-presidente em julho de 2021, na chapa liderada por Pedro Castillo, Dina Boluarte foi nomeada ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo, cargo que ocupou até novembro deste ano, quando renunciou ao cargo. Nascida na cidade de Chalhuanca, Dina é formada em direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br