Onda vermelha do Republicanos não se confirma e impõe nova derrota ao ex-presidente Donald Trump, Joe Biden deve respirar com domínio democrata no Senado. (Foto: BBC) |
A contagem dos votos na chamada meio de mandato (midterm elections) nos Estados Unidos, seguem em todo o país nesta quarta-feira (9). Os americanos foram às urnas para renovar toda a Câmara, parte do Senado e dos governadores e todas as Câmaras locais.
Por ter o voto impresso, a contagem é bem mais demorada que no Brasil. A estimativa é que a contagem ocorra durante toda essa semana, o que deve manter o suspense de como ficará a governabilidade do presidente Joe Biden.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, a situação de momento com os votos já apurados é a seguinte: Câmara - Democratas já conquistaram 172 cadeiras, e Republicanos, 199. Para ter a maioria é preciso que um dos dois chegue a 218 assentos.
Já no Senado, ambos seguem empatados, com 48 assentos cada um. Caso o empate se mantenha no Senado, os Democratas serão os vitoriosos e trará alívio para Biden, uma vez que, no Senado, a vice-presidente, a democrata Kamala Harris, tem o poder de voto também.
Todas as projeções apontam para um domínio Republicano na Câmara, porém, a tal onda vermelha cor do partido não aconteceu, o que impõe mais uma derrota ao ex-presidente Donald Trump, que entrou na campanha e pretende se lançar como candidato novamente à Casa Branca nas eleições de 2024.
Caso se confirmem as projeções, o grande vencedor será o presidente Joe Biden, que terá o controle do Senado, assim, terá um respiro em sua governabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário