13 outubro 2022

Governo do RN investe para estimular produção de camarão

Atividade é importante para a exportação e para a cadeia produtiva do RN. (Foto: Elisa Elsie)

Representando o Governo do Estado, o secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária, Guilherme Saldanha, participou na manhã desta quinta-feira (13), do lançamento oficial da 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2022), que será realizada entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. O Governo do RN está investindo R$ 400 mil com objetivo de estimular e ampliar a participação de pequenos produtores de camarão do estado.  Participaram ainda do lançamento, realizado na sede do Sebrae/RN, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; o subsecretário de Pesca e Aquicultura, David de Souza; o diretor presidente do Igarn, Auricélio Costa; e o diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar.

“A Fenacam é um evento de grande relevância para o setor que tem importante participação nas nossas exportações e na cadeia produtiva do agronegócio. O nosso espaço na Feira contará, além da estrutura da Sape, com órgãos como Igarn e Idema. Entre os nossos focos, determinados pela governadora Fátima Bezerra, estarão o acesso de pequenos produtores ao evento para aquisição de conhecimento e troca de experiências, além de contatos com bancos públicos para destravar projetos de financiamento ao setor. Desta forma, tenho certeza, iremos atuar de maneira efetiva para ampliar a participação destes produtores no mercado nacional e até internacional da carcinicultura. Um mercado que segue em franca expansão”, disse Saldanha.

A programação da Fenacam 2022 contempla a realização do 18º Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; 17ºI Festival Gastronômico de Frutos do Mar; 17º Conjunto de Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura e a 17ª Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.

Para a realização dos eventos técnicos, científicos e empresariais A Fenacam contará com palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão os mais variados e atualizados temas sobre as atividades da carcinicultura e da aquicultura brasileira e mundial, incluindo o Panorama da produção mundial de aquicultura, carcinicultura, com destaque para as oportunidades que o gigantesco Trading Internacional de Frutos do Mar pode oferecer para o Brasil.

A Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), organizadora do evento, estima que a Fenacam deste ano terá um público de cerca de 5 mil visitantes e mais de 200 empresas expositoras (nacionais e internacionais). “A Fenacam é um evento gigantesco, capaz de mobilizar todo o setor no país.  Fazemos um esforço muito grande para dar um upgrade e avançar (no setor).  Contamos com uma programação muito rica, além da feira com mais de 200 estandes, simpósios, trabalhos técnicos e científicos, participação de pelo menos seis Universidades, como a UFRN, UFPE e UFERSA, profissionais de 13 países.”, destaca Itamar Rocha, presidente da ABCC. “Nós temos que acordar, nos unir para retomar a atividade no estado e no Brasil. Por isso, eu falo que a Fenacam é extremamente importante”, completa ele.

Em 2021, o Rio Grande do Norte produziu 40 mil toneladas de camarão, a maioria (quase 90%) destinada ao mercado interno. A produção nacional atingiu 150 mil toneladas. O RN é o segundo maior produtor do país, atrás do Ceará, que produziu 90 mil toneladas do crustáceo no ano passado. O maior desafio do setor hoje é retomar o ritmo de exportações, que chegou ao seu auge em meado dos anos 2000.



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br