01 julho 2022

Primeiro caso de varíola dos macacos no RN é confirmado pela Sesap

Caso foi confirmado em homem de 40 anos, que visitou a Espanha e procurou os serviços de saúde do Estado no último dia 23 de junho. O paciente está estável e em isolamento social em sua residência. (Foto: Reprodução/Uninter)

A Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN), confirmou na noite desta sexta-feira (1º) o primeiro caso da varíola dos macacos. O caso começou a ser investigado no dia 23 de junho e deu positivo para Monkeypox, uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.

Segundo informações da Sesap, o caso foi detectado em um homem de 40 anos, que apresenta sintomas leves da doença e cumpre isolamento social em sua residência. O paciente tem histórico de passagem pela Europa, ele esteve na Espanha, um dos países com maior incidência do surto da varíola dos macacos.

A Sesap reforça à população a necessidade de manutenção dos cuidados e atenção aos sintomas, que podem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. A Sesap reforça ainda, que os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, serão as unidades de referência para o tratamento de eventuais casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br