A Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN), confirmou na noite desta sexta-feira (1º) o primeiro caso da varíola dos macacos. O caso começou a ser investigado no dia 23 de junho e deu positivo para Monkeypox, uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.
Segundo informações da Sesap, o caso foi detectado em um homem de 40 anos, que apresenta sintomas leves da doença e cumpre isolamento social em sua residência. O paciente tem histórico de passagem pela Europa, ele esteve na Espanha, um dos países com maior incidência do surto da varíola dos macacos.
A Sesap reforça à população a necessidade de manutenção dos cuidados e atenção aos sintomas, que podem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. A Sesap reforça ainda, que os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, serão as unidades de referência para o tratamento de eventuais casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário