30 junho 2022

Parnamirim implanta Portais de Leitura de Placas de veículos em tempo real

Portais vão auxiliar no monitoramento do trânsito de Parnamirim em tempo real. (Foto: Ney Douglas/ASCOM)

Parnamirim iniciou a implantação de portais para auxiliar o monitoramento do trânsito da cidade. Os portais são equipados com câmeras de leitura de placas automotivas em tempo real, tecnologia trabalhando em favor da segurança da população parnamirinense. O Planejamento Estratégico do município para 2030 estabelece que até lá, Parnamirim seja referência em gestão pública, destacando-se como uma cidade inteligente e humana.

Para ajudar na conquista desse objetivo, serão implantados 11 portais em pontos estratégicos da cidade. Os dois primeiros já estão em funcionamento, um na Avenida Tenente Medeiros, no centro, próximo ao Hospital Maternidade Divino Amor, e outro na Avenida Piloto Pereira Tim, marginal da BR-101, em frente ao Parque Aristófanes Fernandes.

De acordo com o gestor do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), Rafael Buriti, o objetivo da implantação dos portais é fechar o perímetro do trânsito parnamirinense, fornecendo imagens em tempo real aos órgãos de segurança pública, habilitando-os a atuar em prol da população. “É importante dizer que os portais não servirão para multar veículos. O equipamento tem capacidade para identificar as placas dos carros e motos e verificar a situação dos veículos e condutores, como queixa de roubo, busca e apreensão e antecedentes criminais”, disse.

Entenda como funciona:

Os portais equipados com as câmeras LPR (License Plate Recognition - Reconhecimento de Placas de Veículos) captam as imagens em tempo real e enviam os dados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. O Ciosp, em linha direta com Brasília/DF (onde são minerados os dados), consegue - em até 5 segundos - acesso às informações sobre queixa de roubo, antecedentes criminais do condutor, busca e apreensão do veículo e se o condutor é procurado pela justiça.

No quesito tecnologia, Parnamirim é referência no estado. Os valores da eficiência e da inovação são premissas básicas para o município que, diariamente investe e atua – através do binômio tecnologia e segurança – para melhorar a vida da população residente. De acordo com a equipe do GCTI, a cidade conta com quase 300 câmeras em pleno funcionamento. Os 11 portais estão sendo implantados para fechar o perímetro urbano e identificar quem entra e quem sai da cidade, possibilitando a adoção de alternativas para coibir o crime de roubo, por exemplo.

Segundo o secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, Marcondes Pinheiro, depois dos dois primeiros portais, outros locais contemplados serão as proximidades da Rainha do Pastel, as ruas Clementino Câmara, Mário Negócio, Cândido Martins e várias outras vias de fluxo considerável. "Nossa atuação tem o foco na melhoria da sensação de segurança de nossa população. É para isso que estamos trabalhando", disse. 



*Por: Joel da Costa Câmara Neto/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br