26 maio 2022

Vacinação antirrábica de cães e gatos é antecipada em Natal, campanha com ações porta a porta acontece desde 16 de maio

Antecipação ocorre após 10 morcegos encontrados, testarem positivo para Raiva nos cinco distritos da capital potiguar. (Foto: Divulgação/SMS Natal)

A vacinação antirrábica em cães e gatos foi antecipada em Natal. A imunização iniciada no último dia 16, é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Serão imunizados contra a Raiva, os animais a partir dos três meses de vida. A ação contará a vacinação porta a porta, quando os servidores do CCZ vão passar nas casas dos natalenses para a aplicação do imunizante.

Nesta primeira etapa, os bairros atendidos serão: Capim Macio, Pajuçara, Loteamento Dom Pedro I, Nossa Senhora da Apresentação, Barro Vermelho e Felipe Camarão. Os locais foram escolhidos inicialmente pelo risco que registram casos da doença. A antecipação também se deu após 10 morcegos (transmissores da doença) foram encontrados e testaram positivos para Raiva, nos cinco distritos do município.

A Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, acontece originalmente entre 04 de julho e 02 de setembro, as ações serão intensificadas com postos volantes e ações educativas. O Dia D da campanha acontecerá em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde.

Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e apresenta letalidade em 100% dos casos. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br