CoronaVac do Instituto Butantan é eficaz e segura, aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos foi aprovada nesta quinta-feira (20) pela Anvisa. (Foto: Divulgação/Instituto Butantan) |
O uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a COVID-19 do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi liberado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A aprovação da CoronaVac foi unânime, sendo assim, os cinco diretores colegiados. O Butantan havia solicitado a aprovação na faixa dos 3 aos 17 anos, mas os diretores alegaram que precisaria de mais estudos para aprovar o imunizante para menores de seis anos.
A CoronaVac poderá ser aplicada no público com e sem comorbidades, exceto em imunossuprimidos e o intervalo entre as duas doses no grupo será de 28 dias. A dosagem em crianças e adolescentes será a mesma utilizada em adultos.
O imunizante é utilizado em crianças e adolescentes de outros seis países: Camboja, Chile, China, Colômbia, Equador e Hong Kong. Não há registros de casos adversos graves provocados pela CoronaVac, que é segura e eficaz contra o coronavírus e foi o primeiro imunizante utilizado no Brasil em janeiro do ano passado, quando deu início a vacinação em massa da população.
Segundo informações, o Instituto Butantan possui cerca de 15 milhões de doses da CoronaVac já produzidas. O Ministério da Saúde ainda não procurou o Butantan e nem mostrou interesse na compra do imunizante, que foi fortemente combatido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que fez uma verdadeira campanha de mentiras contra o imunizante e todas as medidas defendidas pela ciência contra o coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário