Segundo dados da plataforma RN Mais Vacina, gerenciado pelo Lais (Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN) e divulgados nesta segunda-feira (1º), o Rio Grande do Norte possui 204.230 pessoas com a segunda dose das vacinas contra a COVID-19 em atraso.
Além desse total, cerca de 100 mil idosos estão com a aplicação da dose de reforço (D3) também em atraso. A situação preocupa, uma vez que os casos de COVID-19 voltou a aumentar e em mais de 90% das internações dos casos mais graves os pacientes não completaram seu esquema vacinal, ou pior, sequer tomou uma única dose dos imunizantes disponibilizados atualmente no Estado.
Em Natal, quase 57 mil pessoas estão com a D2 atrasada. Atualmente, o Estado possui 79% da sua população geral com ao menos a primeira dose aplicada, isso significa que 2.511.668 de vacinas foram aplicadas. O número de pessoas totalmente vacinadas, ou seja, com as duas doses é de 1.800.049 (56% da população), segundo dados do RN Mais Vacina.
O Lais chegou a recomendar a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, mas segundo a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) o grande número de pessoas que ainda não completaram o seu esquema vacinal e o aumento no número de casos e internações provocadas pelos não vacinados, requer uma atenção maior e por enquanto a liberação do uso da máscara não deverá ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário