O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), vai oportunizar aos servidores públicos estaduais dois mutirões voltados para a saúde no mês de outubro, em alusão às comemorações do Mês do Servidor. Tratam-se da realização de mamografias gratuitas para as servidoras mulheres, por meio de uma parceria com o Grupo Reviver, e da campanha de incentivo à doação de sangue e medula óssea, em parceria com o Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte).
“O objetivo é sensibilizar o funcionalismo público estadual para a prevenção do câncer de mama, bem como incentivar os servidores a se tornarem um doador regular e ajudem a salvar vidas. Por isso, estamos trazendo esses serviços para mais perto do ambiente de trabalho, de modo a propiciar mais comodidade e facilidade de acesso”, explica Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual do PQVST.
Ação promovida também por ocasião da campanha do Outubro Rosa, o mutirão de mamografias vai ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no estacionamento da Escola de Governo, exclusivamente para servidoras públicas estaduais. Os exames levam entre 10 e 15 minutos e serão realizados gratuitamente na unidade móvel do Grupo Reviver. Para o atendimento, será preciso apresentar a carteira do SUS de Natal, Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência, além de ter idade a partir de 40 anos.
Nos dias 19 e 20 de outubro, o Hemonorte também realizará um mutirão de doação de sangue e medula óssea no Centro Administrativo do Estado, a fim de captar mais doadores e, assim, aumentar o estoque de sangue do Hemocentro, bem como ampliar o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
Para ser um doador, é preciso preencher alguns requisitos, como encontrar-se saudável; pesar no mínimo 50 kg; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecederem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação, entre outros. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
“A doação de sangue é um ato de cidadania, solidariedade e respeito à vida. Todas as pessoas que puderem doar, devem tentar fazer isso. Para quem precisa de sangue, a única saída é a doação por parte de quem pode. Por isso, queremos incentivar os servidores públicos a fazerem parte desta corrente de solidariedade”, complementa Ricardo Amaral.
*Por: ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário