13 julho 2021

Sem vacinas, Natal suspende aplicação da D1 mantendo apenas a aplicação da D2 da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca

Não há previsão de envio de novas remessas de vacinas ao RN pelo Ministério da Saúde. (Foto: Joana Lima/Secom)

A terça-feira (13) começou com a suspensão da aplicação da primeira dose de vacinas contra a COVID-19 na população, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a suspensão se deu devido o estoque dos imunizantes para a D1 ter acabado na capital potiguar.

A SMS alerta, que a aplicação da D2 dos imunizantes CoronaVac (Instituto Butantan) e Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) estão ocorrendo normalmente. A aplicação da D2 para esses dois imunizantes ocorre no público que recebeu a D1 há 28 dias (CoronaVac) e de 85 dias no caso da Oxford/AstraZeneca.

O município começou a vacinar o público em geral a partir dos 37 anos sem comorbidades, trabalhadores da indústria com 29 ou mais, além dos públicos prioritários nesta segunda-feira (12), mas o último lote de vacinas recebido, com 7.134, foi utilizado completamente.

Ainda não há uma previsão de quando o Ministério da Saúde vá enviar nossa remessa de vacinas ao Governo do Estado, que é o responsável pela distribuição aos municípios. Uma reunião virtual do Fórum de Governadores do Nordeste com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aconteceu na manhã de hoje, onde a governadora Fátima Bezerra (PT) cobrou um calendário de distribuição de vacinas detalhado para os meses de julho, agosto e setembro, para que o Estado possa avançar na imunização de sua população, que até o momento é de quase 19% (com as duas doses ou dose única), colocando o Rio Grande do Norte em terceiro lugar dos Estados do Nordeste que mais vacinou contra a COVID-19. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br