01 julho 2021

Investigação aponta compra superfaturada de ventiladores pulmonares obsoletos ou inservíveis pela Prefeitura do Natal para equipar Hospital de Campanha

Compra superfaturada de ventiladores pulmonares usados em Hospital de Campanha da gestão Álvaro Dias, pode ter gerado prejuízo potencial de R$ 1.433.340,00 aos cofres públicos do município. (Foto: Alex Régis/Secom)

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal (MPF/RN) foi deflagrada na manhã de hoje (1º) em Natal, e visa apurar a possível prática dos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de ventiladores usados pela Secretaria Municipal de Saúde da capital potiguar.

Denominada de 'Operação Rebotalho', investiga a compra sem licitação de 20 ventiladores pulmonares pelo município de Natal para equipar leitos do Hospital de Campanha e que seriam utilizados em pacientes graves de COVID-19. A investigação aponta superfaturamento na aquisição dos equipamentos, que segundo a investigação, tinham vida útil expirada, além de alguns desses equipamentos terem sido descartados por instituições/hospitais por serem considerados obsoletos ou inservíveis.

Os equipamentos teriam custado R$ 2.160.000,00 reais de recursos públicos e que o processo de dispensa de licitação fraudulento adotado pela Secretaria Municipal de Saúde, apresenta diversas irregularidades, segundo as investigações feitas até o momento. Segundo a investigação, que o processo de licitação fraudulento teria sido aberto apenas para simular aparente regularidade da compra que foi feita a uma empresa previamente escolhida e sem realização da pesquisa de preços de mercado.

A investigação aponta ainda, que os equipamentos comprados tinham origem e qualidade duvidosas e alguns já apresentaram defeitos por ocasião da entrega. A compra realizada pela Prefeitura do Natal, mostra equipamentos usados com preço superior a 100% do cobrado pela indústria por equipamentos novos, da mesma marca, e com especificações técnicas superiores.

A compra fraudulenta teria prejuízo potencial aos cofres públicos do município de R$ 1.433.340,00.

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