15 junho 2021

Rodrigo Maia é expulso do DEM após tecer críticas à ACM Neto, presidente nacional da legenda

Rodrigo Maia havia entrado com pedido de desfiliação junto ao TSE, alegando perseguição política e alinhamento da legenda presidida por ACM Neto com o presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O DEM, através da sua Executiva Nacional, decidiu de forma unanime expulsar o deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do seu quadro de filiados. A decisão veio após Maia tecer críticas ao presidente nacional da legenda, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que se alinhou ao bolsonarismo e passou a perseguir Maia.

O deputado já havia solicitado sua desfiliação do DEM junto à Justiça Eleitoral, mas a legenda decidiu expulsá-lo com o argumento que o parlamentar cometeu infração disciplinar. Em seu pedido de desfiliação entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Maia afirma sofrer "grave discriminação" política e pessoal na legenda e que houve "substancial mudança" do programa partidário do DEM, aproximando a sigla do presidente Jair Bolsonaro.

O desgaste entre Maia e ACM Neto teve início durante a eleição para a nova presidência da Câmara dos Deputados, enquanto o ex-presidente se empenhou pela eleição do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o ex-prefeito articulou internamente para que a legenda elegesse Arthur Lira, candidato vencedor e aliado do presidente Bolsonaro.

ACM Neto nega que tenha se empenhado pela eleição de Arthur Lira, mas nos bastidores seu alinhamento com Bolsonaro é declarado, apesar de se manter discretamente. O DEM que se manteve aliado do PSDB, se distanciou dos tucanos e deve apoiar a reeleição de Bolsonaro em 2022.

Em publicação no Twitter, Rodrigo Maia, falou sobre a expulsão dos quadros do DEM, o deputado classificou a medida como uma tentativa autoritária do presidente da legenda, a quem ele nomeou de "Torquemada Neto", veja abaixo as publicações do ex-presidente da Câmara em sua rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br