19 abril 2021

Ingenuity fez o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta, assista ao vídeo

Primeira imagem do Ingenuity foi em preto e branco e foi feita a três metros do solo de Marte. (Foto: Divulgação/NASA)

Em dia histórico, a NASA realizou na madrugada desta segunda-feira (19) o primeiro voo de uma aeronave fora da Terra.

O drone Ingenuity, que estava acoplado ao robô Perseverance, fez o seu primeiro voo em Marte, que durou apenas 39 segundos e foi completamente manipulado remotamente da Terra, um feito que demorou seis anos (o tempo para o drone ser elaborado e construído).

Apesar do curto tempo de voo, Ingenuity mandou dados e imagens à Terra, que demoraram cerca de três horas para serem recebidas pelas antenas da agência espacial norte-americana, após percorrer longos 278 milhões de quilômetros que dividem a Terra de Marte, e foram capturadas pelas lentes do Perseverance.

A primeira imagem do Ingenuity foi em preto e branco de sua câmera de navegação que apontava para baixo e que mostra sua sombra, parecida com a de um inseto, projetada sobre a superfície.

O voo pioneiro em Marte foi acompanhado com tensão por engenheiros no Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, onde a missão foi planejada.

Um segundo voo deverá acontecer após o dia 22 de abril, até lá, a equipe da NASA continuará recebendo e analisando dados nos próximos dias.

O Ingenuity pesa 1,8 quilos, e foi planejado para voar na atmosfera de Marte que é 100 vezes mais fina que a da Terra, para isso, foi preciso o uso de quatro lâminas de fibra de carbono, com uma rotação de 2,5 mil por minuto (rpm), uma aceleração intensamente mais veloz do que as 500 rpm que caracterizam os drones terrestres.

Assista ao vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br