Com a nova remessa, o RN já contabiliza 470.540 mil doses recebidas, sendo 387.040 doses da CoronaVac e 83.500 da Oxford/AstraZeneca. (Foto: Elisa Elsie/ASSECOM-RN) |
Chegou ao Rio Grande do Norte, na tarde deste sábado (20), mais um voo solidário trazendo dois lotes com doses de vacinas da CoronaVac (Instituto Butantan) e da Covishield (Oxford/AstraZeneca), no total foram enviadas pelo Ministério da Saúde 81.700 doses.
O Estado recebeu 65.200 doses da CoronaVac, que no último dia 17 já havia recebido outras 74.600 doses do imunizante do Butantan. Do imunizante da Oxaford/AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegaram 16.500 doses, este é o segundo lote do imunizante enviado ao Estado.
Segundo informações publicadas no perfil oficial do Governo do Estado, o novo carregamento de vacinas será destinado na imunização de idosos de 73 anos e mais, seguindo o plano de operação organizado pelos municípios. Além dessa nova faixa de idade de idosos, os imunizantes serão utilizados para atingir 100% da imunização de trabalhadores da saúde, 100% da população indígena, além de iniciar a vacinação de quilombolas e da população em situação de rua.
As doses desembarcaram no Aeroporto Internacional Aloísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, e foram encaminhadas para a Central de Distribuição do Estado, localizado na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal. A distribuição aos 167 municípios do Estado começa na manhã da segunda-feira (22) pelas forças de segurança do Estado.
Os dois imunizantes precisam de duas doses, como a da CoronaVac a segunda dose precisa ser aplicada entre o 14º e 28º dia, o Estado deixará armazenada as doses necessárias para essa segunda aplicação, enquanto a vacina de Oxford/AstraZeneca serão distribuídas integralmente, uma vez que a segunda dose pode ser aplicada em até três meses.
Com 167.347 mil pessoas vacinadas, segundo informações do portal RN Mais Vacina, esta foi a 12ª remessa de vacinas encaminhadas ao Estado desde que os imunizantes tiveram o registro emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Estado já recebeu 470.540 doses, sendo 387.040 doses da CoronaVac e 83.500 do imunizante da Oxford/AstraZeneca.
_____
*Quer contribuir com o jornalismo profissional, ético e independente do Blog Rodrigo Klyngerr via PIX? Nossa chave é blogrodrigoklyngerr@gmail.com. Desde já agradecemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário