03 março 2021

Para barrar intenção de governadores e prefeitos, Ministério da Saúde anuncia a compra das vacinas da Pfizer e da Janssen, serão 138 milhões de doses no total

Serão 100 milhões de doses da Pfizer, que apresenta 95% de eficácia, e 38 milhões da Janssen, o imunizante é o único no mundo que necessita apenas de uma dose e apresenta 66% de eficácia. (Foto: Reprodução)

Na tentativa de barrar a intenção de governadores e prefeitos, que articulavam a criação de um grande consócio para a compra de vacinas contra a COVID-19, o Ministério da Saúde decidiu comprar doses dos imunizantes da Pfizer e da Janssen. O anúncio foi feito pelo ministro Eduardo Pazuello, após uma reunião na tarde desta quarta-feira (3) com representantes das duas farmacêuticas fabricantes dos imunizantes.

Segundo informações divulgadas pela pasta, serão adquiridas 138 milhões de doses, sendo 100 milhões da Pfizer e 38 milhões da Janssen. As doses seriam entregues até dezembro de 2021, segundo cronograma do Ministério da Saúde com as farmacêuticas.

A decisão pela compra dos imunizantes ocorre após o Congresso aprovar Lei que facilitava a aquisição de imunizantes por municípios e Estados. Na Lei, outro ponto que travava as negociações do governo com a Pfizer e a Janssen, a União, Estados e municípios que adquirirem os imunizantes ficam responsáveis por possíveis efeitos adversos, o que não era aceito pelo Governo Federal, que queria a responsabilização das farmacêuticas.

O Ministério da Saúde acelera a formulação do contrato de compra dos imunizantes, as primeiras doses da vacina da Pfizer (9 milhões) tem previsão de chegar ao país em junho, outras 30 milhões até setembro e o restante em dezembro. Já as doses da Janssen, tem previsão de chegada a partir de outubro.

A eficácia da vacina da Pfizer é de 95% e o imunizante foi o primeiro e único a conquistar o registro definitivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com aprovação em 23 de fevereiro. A eficácia do imunizante em pessoas acima dos 65 anos é de 94%.

A vacina da Janssen, apresentou eficácia global de 66% e até o momento é a única vacina no mundo que necessita apenas da aplicação de uma única dose para gerar a proteção necessária contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br