01 março 2021

OMS conclui que hidroxicloroquina não previne contra a COVID-19

O uso do medicamento sem eficácia foi amplamente prescrito e defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução/Twitter)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz na qual pede fortemente que a hidroxicloroquina não seja usada como tratamento preventivo da Covid-19. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (1°) na revista científica "The BMJ".

A recomendação é feita por um painel de especialistas internacionais do Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS (GDG).

Desde julho do ano passado, a organização informa que não tem encontrado benefícios no uso do antimalárico contra o coronavírus. Desta vez, a conclusão passa a ser uma orientação concreta e oficial para os países e profissionais de saúde.

Esta forte recomendação é baseada em seis estudos clínicos com evidências de alto nível. Juntos, eles somaram mais de 6 mil participantes e confirmaram que o medicamento não é eficiente na prevenção contra a doença.

Além disso:

  • Evidências de alta certeza (que dificilmente mudarão com a publicação de novos estudos) apontam que a hidroxicloroquina não tem efeito significativo na prevenção de hospitalização e morte devido à Covid-19;
  • O antimalárico também não teve efeito em evitar a infecção pelo Sars CoV-2, com evidências classificadas como moderadas (estudos clínicos com leves limitações e estudos observacionais bem delineados e com achados consistentes).

"Neste caso, a hidroxicloroquina não teve nenhuma melhora nem nos pacientes leves a moderados, nem nos hospitalizados. E ela aumentou, provavelmente, os efeitos adversos, que levaram inclusive à descontinuação" - Ethel Maciel, pós-doutora em epidemiologia.

A OMS também pede que as pesquisas com a hidroxicloroquina como prescrição para a Covid-19 não sejam prioridade. O painel avalia que é importante concentrar esforços financeiros em medicamentos com mais chance de combater o coronavírus.

No Brasil, o medicamento chegou a ser recomendado como um dos integrantes do 'Kit Covid', voltado ao suposto "tratamento precoce" da doença.

A droga foi prescrita por médicos brasileiros apesar de estudos científicos não apontarem benefícios e alertarem para riscos associados ao uso. Um levantamento do Conselho Federal de Farmácia mostrou que a venda do antimalárico nas farmácias mais que dobrou, passando de 963 mil em 2019 para 2 milhões de unidades em 2020.

Linha do tempo da OMS x hidroxicloroquina

  • 27 de março de 2020: OMS inicia pesquisa com 50 países sobre a eficácia de 4 medicamentos contra o coronavírus, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina;
  • 8 de abril de 2020: procurada pelo G1, a OMS diz que 74 países estão fazendo testes com a hidroxicloroquina;
  • 19 de maio de 2020: 'Não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19', diz diretor da Opas, braço da OMS na América Latina;
  • 20 de maio de 2020: OMS diz que cloroquina pode causar efeitos colaterais e não tem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19;
  • 25 de maio de 2020: OMS anuncia a suspensão de testes com a hidroxicloroquina em pesquisas que ela coordenava com cientistas de 100 países;
  • 3 de junho de 2020: OMS anuncia que vai retomar testes com hidroxicloroquina para Covid-19;
  • 17 de junho de 2020: OMS suspende pela segunda vez testes com hidroxicloroquina contra a Covid-19;
  • 10 de julho de 2020: 'Não conseguimos demonstrar um benefício claro', diz OMS sobre o uso da cloroquina;
  • 15 de outubro de 2020: estudo liderado pela OMS afirma ineficácia de 4 antivirais contra a Covid-19 - incluindo a hidroxicloroquina.


*Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br