23 março 2021

Ministro Nunes Marques devolve processo sobre parcialidade de Moro e Gilmar Mendes retoma julgamento nesta terça-feira (23) na Segunda Turma do STF

Segunda Turma do STF retoma julgamento de ação do ex-presidente Lula, que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. (Foto: Estadão)

Após pedido de vista (mais tempo para analisar um processo), do ministro Nunes Marques, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta terça-feira (23) o julgamento de ação que discute a parcialidade do ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Sergio Moro, em ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato.

O processo estava suspenso desde o último dia 9 de março, quando Nunes Marques pediu vista, deixando o placar em 2 a 2, uma vez que os ministros que integram a Segunda Turma do STF, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram pela imparcialidade de Moro, enquanto os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, este último relator do caso, votaram pela parcialidade do juiz e pela anulação das sentenças proferidas por Moro, volta a pauta de julgamentos da Segunda Turma, após a devolução do processo por Marques e por determinação de Gilmar Mendes.

Antes da suspensão do julgamento pelo pedido de vista de Nunes Marques, os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin, indicaram que podem mudar de entendimento e provavelmente devem trocar seus votos, o que deve sacramentar mais uma vitória do ex-presidente Lula contra a Lava Jato e contra o ex-juiz Moro.

O processo que pede a suspeição, ou parcialidade, de Moro tramita no STF desde 2018, quando o próprio Gilmar Mendes pediu vista, retomando o julgamento agora no começo de março de 2021, após uma decisão do ministro Edson Fachin, anular condenações de Lula proferidas na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, onde Moro atuava, antes de deixar a magistratura para ingressar na política por meio do governo Bolsonaro.



_____


*Quer contribuir com o jornalismo profissional, ético e independente do Blog Rodrigo Klyngerr via PIX? Nossa chave é blogrodrigoklyngerr@gmail.com. Desde já agradecemos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br