29 março 2021

Com mais de 80 anos, escola estadual finalmente recebe sua primeira reforma

Esta é a primeira reforma estrutural que a Escola Estadual Jerônimo Rosado recebe em 83 anos de existência. (Foto: ASSECOM-RN)

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o Governo do RN segue com as obras de reforma e ampliação de 40 escolas pelo estado, fortalecendo o ensino público. Uma delas é a Escola Estadual Jerônimo Rosado, a mais antiga do município de Governador Dix-sept Rosado, no Oeste potiguar, fundada em 1938, cujo serviço já está 80% executado.

A reforma beneficiará 421 alunos do ensino fundamental do 1° ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos. Assim como as demais unidades, a escola está sendo financiada pelo projeto Governo Cidadão, uma parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Rio Grande do Norte, com os recursos de R$ 1,2 milhão destinados apenas a este prédio.

“Sabemos do valor que a governadora, professora Fátima Bezerra, dá à educação. Esses benefícios aos prédios escolares são essenciais à construção de um futuro melhor para crianças, jovens e adultos e são prioridade desta gestão e do projeto Governo Cidadão para colaborar no equilíbrio das desigualdades regionais”, enfatiza o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do projeto.

A reforma na escola contempla a construção de 5 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 sala de leitura e 1 sala de recursos multifuncionais em projeto arquitetônico que integra os diversos setores, de acordo com as características do terreno.  O pavimento principal terá níveis interligados por escadas e rampas que garantem acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Assim como a ala pedagógica, os setores administrativo (secretaria, diretoria, sala dos professores e arquivo/almoxarifado), de serviços (cozinha, despensa, DML, circulação de serviço, copa suja, serviço, BWC/vestiário funcionários, BWC/vestiário de alunos masculino e feminino e banheiro acessível) e o de vivência (circulações, refeitório/recreio coberto e quadra de esportes) também estão passando por melhorias ou sendo construídos.

Primeira reforma em 83 anos

De acordo com a diretora da escola, Elizangela Freire, “ter finalmente uma quadra apropriada à recreação, às práticas esportivas e para eventos comemorativos é um sonho realizado, há décadas sonhado por professores, pais e alunos”. A gestora explica que desde sua fundação, há 83 anos, a escola nunca passou por reforma, apenas por pinturas realizadas por meio do trabalho voluntário da comunidade escolar. Por isso, as expectativas de todos é alta para o recebimento da escola renovada. “Eu, particularmente, nunca deixei de sonhar e ter esperança neste dia que está chegando para recebermos nossa escola linda e recuperada”, revela.



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br