03 fevereiro 2021

Governo do RN vai instalar espaços para a juventude e economia solidária



A agenda do Governo do Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2021 inclui a instalação de um espaço de referência para a juventude e a economia solidária em uma parceria entre a as secretarias estaduais do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e a de Educação (Seec) com a subsecretaria da Juventude.

Também será realizada uma feira virtual e investimentos nos 11 coletivos de jovens beneficiados com a conclusão de mais uma etapa do Projeto Economia Solidária RN – Sethas/Ministério da Cidadania, um  convênio de fortalecimento dos processos organizacionais, produtivos e comerciais desenvolvidos por empreendimentos de economia solidária, na perspectiva da geração do trabalho e renda.

Em dezembro de 2020, foi concluída mais uma etapa do Projeto Economia Solidária RN –Sethas/Ministério da Cidadania com a instalação e entrega de cinco Espaços de Múltiplo Uso nos territórios de cidadania Mato Grande, Terras Potiguaras, Assú-Mossoró, Agreste Litoral Sul e Trairi, os que compõem o convênio. 

Os equipamentos foram entregues às seguintes entidades: Cooperativa de Costureiras de Parnamirim (CCAPAR); Associação de Desenvolvimento de Gostoso (ADG); Associação de Comercialização Solidária Xique xique (Rede Xique xique); Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro (COOPERCACHO) e Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades Pau Brasil e Rocinha (AMJOPAR).

As entidades receberam do convênio cinco impressoras multifuncionais, uma para cada, complementando a estrutura de apoio composta por computador, armário de escritório, cadeira longarina, cadeira de escritório, cadeiras para reunião, birô, gaveteiro, projetor multimídia e bebedouro.

Os espaços de referência são voltados para apoio ao desenvolvimento de ações estratégicas no campo da formação, capacitação, orientações em economia solidária e outras políticas afins para o fortalecimento das diferentes experiências organizacionais e produtivas de associações, cooperativas, finanças solidárias e grupos informais.

Também são objetivos a promoção de práticas de autogestão e organização na perspectiva da construção da autonomia econômica e geração de renda, buscando promover a integração territorial, apoiar ações estratégicas de produção e comercialização, bem como viabilizar estrutura para processos de capacitação/formação temática, com metodologia a partir de  princípios e organização da educação popular.

Para a criação dos espaços de referência foram realizadas visitas para entregas de equipamentos e fortalecimento das parcerias, que contaram com a participação da Subcoordenadoria de Economia Solidária, responsável pelo desenvolvimento da Política Estadual de Economia Solidária da SETHAS, além da coordenação do Projeto Economia Solidária RN/Ministério da Cidadania.



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br