19 fevereiro 2021

Governadora Fátima Bezerra vai recomendar à prefeituras fechamento de bares e restaurantes às 22h e outras medidas para conter avanço da COVID-19, mas decisão final caberá aos gestores municipais

Reunião entre a governadora Fátima Bezerra e prefeitos aconteceu de forma virtual. (Foto: ASSECOM-RN)

Com a pressão cada vez maior na ocupação de leitos críticos da COVID-19 em todo o Rio Grande do Norte, com taxas de ocupação chegando aos 90% e seguindo recomendação feita pelo comitê científico estadual, o Governo do Estado decidiu publicar um novo decreto recomendando aos municípios que bares e restaurantes fechem as portas depois das 22 horas. O decreto sairá na edição deste sábado (20) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A decisão foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra (PT), após reuniões com prefeitos da Região Metropolitana e de cidades polos do Estado, além de secretários de saúde, Ministério Público do RN e chefes de outros poderes estaduais.

O único prefeito que não participou da reunião e nem mandou representante, foi o de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que mais cedo chegou a propagar que a capital continuará distribuindo Ivermectina e Cloroquina, medicamentos sem eficácia e já descartados inclusive pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar de ser sugerido pelo comitê científico, a governadora Fátima Bezerra decidiu não recomendar o fechamento de escolas privadas por 14 dias. Segundo Fátima, após ouvir os empresários da área de escolas particulares, pais dos alunos e a equipe de educação do Estado, ficou decido que o fechamento das escolas privadas não seria recomendado no decreto. O Estado apenas reforçará a necessidade do cumprimento dos protocolos sanitários adotados nas escolas.

Sobre as barreiras sanitárias, o Estado decidiu acatar a recomendação do comitê estadual e sugerir aos municípios a instalação das barreiras, além da intensificação de ações conjuntas, inclusive através do Pacto pela Vida, para que essas novas medidas sejam rigorosamente cumpridas.

Fátima Bezerra ressalta ainda, que os decretos serão em forma de recomendação, cabendo aos municípios atenderem, já que a adoção dessas medidas compete às prefeituras. As medidas sugeridas pelo Governo do Estado já ganhou a adesão de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ceará-Mirim, que confirmaram a adoção das medidas através de decretos municipais.

Outros municípios já estão adotando medidas mais rígidas para combater o avanço desenfreado do coronavírus, que ganhou força com o relaxamento das medidas de isolamento social, uso de máscara e álcool em gel por parte da população, que cada vez mais iludidas com discursos como o do prefeito de Natal e do presidente Jair Bolsonaro, lotam bares, praias e causam aglomerações em festas clandestinas espalhando o vírus que já conta com diversas variantes altamente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br