23 fevereiro 2021

Descontrole nos casos de COVID-19, obriga Sesap a suspender cirurgias eletivas em hospitais públicos do RN



O descontrole nos casos de contaminação por COVID-19, com hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) superlotados em Natal e região Metropolitana, obrigou a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) a suspender temporariamente as cirurgias eletivas em hospitais públicos do Estado.

A Sesap ainda recomendou a suspensão temporária em unidades que compõem a Rede SUS (municipais e filantrópicas) e na rede privada. Em portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), a secretaria determina que as unidades hospitalares deverão disponibilizar os leitos e os espaços destinados aos procedimentos eletivos para atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19, conforme o plano de enfrentamento à pandemia.

A portaria destaca ainda, que as cirurgias vasculares, ortopédicas, cirurgias via demanda judicial "e aquelas em que o adiamento possa agravar as condições de saúde do paciente," poderão continuar sendo realizadas. De acordo com o texto, as unidades devem estabelecer medidas de gestão que possam garantir a segurança para realização das eletivas que estarão autorizadas.

A portaria recomenda ainda, a suspensão de atividades presenciais, ambulatoriais, laboratoriais e de apoio diagnóstico, que não comprometam o cuidado continuado de pacientes, com o propósito de evitar aglomeração de pessoas nos ambientes de espera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br