![]() |
Com cobertura vacinal abaixo da meta estipulada, RN decide prorrogar campanha de vacinação contra a poliomielite. (Foto: Reprodução/TV Rio Sul) |
Com 73,21% do público-alvo atingido, abaixo dos 95% previstos, o Rio Grande do Norte decidiu prorrogar até o próximo dia 16 de dezembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite entre crianças de 1 ano a até menos de 5 anos de idade.
Inicialmente prevista para acontecer até o último dia 30 de novembro, apenas 63 municípios do Estado conseguiram atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo. De acordo com a Sesap (Secretaria Estadual da Saúde Pública), Natal, capital do Estado, vacinou apenas 47,59%, e Macau, na região salineira, atingiu apenas 36,80%. Na Região Metropolitana de Natal, o índice de cobertura vacinal foi de 60,83%.
A ampliação da cobertura vacinal deve ocorrer através de estratégias adotadas pelos municípios, realizando a busca ativa de crianças não vacinadas, além da vacinação de casa em casa e a disponibilização de postos de vacinação em locais estratégicos, segundo recomendação da Sesap.
Outra recomendação da Sesap, é que os municípios apostem na vacinação no modelo em drive-thru, respeitando orientações para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.
Sobre a poliomielite
A poliomielite é uma doença que afeta o sistema nervoso central e pode causar a paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Sendo a vacinação a única forma de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário