Governadora comunica decisão de prorrogar por mais uma semana retomada gradual da economia ao setor produtivo do Estado. (Foto: Divulgação/Twitter da governadora) |
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou através de suas redes sociais, que decidiu atender a recomendação dos Ministérios Públicos (Estadual, Federal e do Trabalho) além do Comitê Científico, e prorrogou por mais uma semana o decreto de isolamento social no Estado e assim adiando a retomada gradual da economia que estava prevista para acontecer a partir de amanhã (24).
De acordo com a governadora, a reabertura econômica poderia acarretar em um risco à saúde pública do Estado, que já sofre com quase 100% dos seus leitos críticos ocupados. "Essa decisão segue recomendação do Ministério Público e do nosso Comitê Científico, que alertaram para o risco que uma reabertura esta semana trará para a saúde pública do Estado", disse em seu comunicado.
Fátima voltou a alertar que o momento é de cautela e que inspira muitos cuidados, uma vez que, apesar das ações realizadas pelo Governo do Estado, a baixa adesão da população (onde os índices de isolamento social estão abaixo dos 40%). A governadora pediu um maior empenho das gestões municipais em torno do "Pacto pela Vida", como forma de manter a população em casa e assim mudar a realidade de caos em que passa o Estado, até o próximo dia 1º de julho, quando vencerá a nova prorrogação do decreto estadual.
"É preciso que todos os municípios - a exemplo de muitos que conseguiram reduzir os casos de coronavírus exatamente por cumprirem a contento nossas orientações - se integrem com afinco ao nosso “Pacto pela Vida”, para que possamos conscientizar ainda mais a população a ficar em casa e a mudarmos até o dia 1º essa realidade", enfatizou a governadora.
A governadora encerrou o comunicado, pedindo união como forma de vencer o momento de crise com segurança e responsabilidade. "Vamos juntos, de maneira segura e com responsabilidade, vencer essa pandemia e voltar à vida normal. Mas para isso precisamos que a população faça a sua parte", finalizou.
Veja abaixo o comunicado da governadora Fátima Bezerra na íntegra:
Meus amigos e minhas amigas,
Venho aqui comunicar a vocês, cidadãos e cidadãs do Rio Grande do Norte, que prorrogarei para o próximo dia primeiro a retomada gradual das nossas atividades econômicas. Essa decisão segue recomendação do Ministério Público e do nosso Comitê Científico, que alertaram para o risco que uma reabertura esta semana trará para a saúde pública do Estado.
Estamos em um momento que ainda nos inspira muitos cuidados. Em que pesem todas as ações do Governo para fiscalizar e fazer valer as medidas restritivas – e estarmos atualmente em um patamar igual ou acima do índice de isolamento do país - nossa taxa de isolamento ainda bate na casa dos 40%.
É preciso que todos os municípios - a exemplo de muitos que conseguiram reduzir os casos de coronavírus exatamente por cumprirem a contento nossas orientações - se integrem com afinco ao nosso “Pacto pela Vida”, para que possamos conscientizar ainda mais a população a ficar em casa e a mudarmos até o dia 1º essa realidade.
Vamos juntos, de maneira segura e com responsabilidade, vencer essa pandemia e voltar à vida normal. Mas para isso precisamos que a população faça a sua parte.
Fiquem com Deus.
Fiquem em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário