11 outubro 2019

Mutirão de Limpeza de Natal recolherá cerca de 8 mil toneladas de lixo até hoje (11)

Até o final do mês, juntando os números da coleta normal com as do mutirão, serão recolhidos cerca de 12 mil toneladas de detritos retirados de vias públicas, praças e áreas verdes de Natal. (Foto: Divulgação/Secom)
O Mutirão de Limpeza de Natal irá recolher, até esta sexta-feira (11/10), cerca de oito mil toneladas de lixo na cidade. Ao final do mês, somados os números referentes à coleta normal, será ultrapassada a marca de 12 mil toneladas de detritos retirados das vias públicas, praças e áreas verdes da capital potiguar.

A Urbana avisa a população que está executando a atividade no horário das 16h às 23h, em pontos crônicos de lixo, nos locais previamente mapeados pelo órgão. Estão sendo utilizadas 25 caçambas e cinco máquinas (retroescavadeiras e enchedeiras) e após o Mutirão, 10 pontos fixos a mais de limpeza permanecerão em funcionamento.

“Voltamos a pedir o apoio da sociedade, porque precisamos que todos se conscientizem da importância de manter os locais limpos. Quando a comunidade se envolve com o projeto de limpeza, fica tudo muito mais fácil. Estamos juntos para dar o apoio, mas não adianta trabalharmos sozinhos”, comentou o gerente de operações da Urbana, Rubinho Salustino. 

Salustino revela que o trabalho tem sido mais exaustivo em áreas da zona Sul, como os conjuntos Pirangi, Cidade Satélite, Nova Descoberta e Cidade Jardim. Na zona Norte, o recolhimento do lixo também foi intenso. Nas duas regiões administrativas, a presença de muitas áreas verdes e terrenos desocupados facilitam o depósito irregular de detritos.

“Fazemos ações, sinalizamos e tentamos manter limpo. Mas como disse antes, a comunidade precisa abraçar a ideia. Embora sabemos que, às vezes, até mesmo pessoas de fora da comunidade usam esses terrenos para depositar entulhos e lixo”, explicou Salustino.

Campanha, fiscalização e multas

A limpeza desses terrenos e da cidade como um todo ganhou, recentemente, um aliado importante. No último dia 02/10 o Diário Oficial do Município publicou decreto do Prefeito Álvaro Dias normatizando Lei que permite a cobrança de multas para quem deposita resíduos sólidos de forma irregular na cidade. Nos próximos 90 dias, a Prefeitura de Natal vai realizar campanha educativa para informar à população a respeito da legislação.

A fiscalização será realizada em uma força-tarefa formada pelas equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Mobilidade Urbana (STTU) e Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), através da Guarda Municipal e o seu grupamento ambiental.



*Por: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br