07 março 2019

Autoteste de HIV apresenta falhas e Ministério da Saúde decide suspender distribuição de kits

Anvisa detectou falhas em dois lotes que foram distribuídos em 14 municípios. (Foto: Caroline Aleixo/G1)
A distribuição dos kits de autoteste de HIV, foram suspensas pelo Ministério da Saúde após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) constatar falhas que implicavam na impossibilidade de interpretação do resultado.

Partiu do próprio Ministério da Saúde, o pedido de teste à Anvisa. O pedido veio após relatos de falhas em dois lotes dos kits. Segundo o Ministério da Saúde, cada lote possui 4 mil autotestes. A Anvisa vai realizar novos testes em outros lotes.

Os lotes que apresentaram falhas foram distribuídos em 14 municípios, são eles: Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

Aos usuários que retiraram os kits nos postos de saúde dos municípios mencionados e realizaram o teste, o Ministério da Saúde orienta que cheque a linha de controle, que determina resultado positivo ou negativo. Caso esteja ausente, o teste é inválido e a pessoa deve procurar o local onde retirou o autoteste para realizar um exame alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br