20 outubro 2018

Uber lançará serviço para trabalhos temporários, de garçom a segurança

A Uber Works vai atuar na geração de empregos temporários, os testes começaram em Los Angeles, nos Estados Unidos. (Foto: Bloomberg)
A gigante de tecnologia Uber começou há quase dez anos, colocando-se como um aplicativo de mobilidade urbana. Mas, agora, o negócio parece estar olhando para uma parte mais lucrativa de sua cadeia: a geração de empregos.

Após testes bem-sucedidos na cidade americana de Los Angeles, Uber estaria trabalhando “há vários meses” desenvolvendo uma vertical de contratações sob demanda para diversos trabalhos temporários em eventos e empresas, chamada Uber Works. O desenvolvimento está sendo feito na também americana Chicago, como forma de manter o projeto longe dos holofotes do famoso Vale do Silício, sede da Uber.

Garçons e seguranças estão na lista de vagas, que começariam com 1.099 contratos independentes. A princípio esses serviços, muitos deles noturnos ou de final de semana, poderiam ser oferecidos aos próprios motoristas independentes que já trabalham para a Uber. A notícia foi reportada primeiro pelo Financial Times, que cita fontes “conhecedoras do assunto.”

Oportunidades e desafios

O Uber Works seria mais uma expansão de negócios para a gigante de tecnologia. Além do aplicativo para transporte de passageiros, a Uber já possui serviços de delivery de comida (Uber Eats), de despacho de cargas (Uber Freight) e de bicicletas e scooters elétricas (pela aquisição da Jump).

Em uma vaga para gerente geral de projetos especiais em Chicago, suposta sede do Uber Works, a gigante de tecnologia afirma que seu negócio “é baseado em prover uma oferta flexível e sob demanda para os parceiros de negócios.”

O posicionamento de diversificação e de serviço não só de mobilidade urbana, mas de “serviços de negócio para negócio”, é para agradar investidores e futuros investidores. a Uber prepara uma oferta inicial pública de ações, ou IPO, para o ano que vem. O negócio pode estar avaliado em 120 bilhões de dólares com IPO, muito acima do valuation de 76 bilhões de dólares visto em sua última captação de investimentos.

Como ponto positivo para o Uber Works, a gigante já possui uma base de motoristas acostumada com o processo de trabalho autônomo da empresa, que poderiam ser seus primeiros candidatos aos trabalhos temporários. Mas a gigante terá de novamente enfrentar as discussões trabalhistas que teve no começo de sua operação – agora, com novos sindicatos.

O Uber não cedeu comentários a nenhum veículo que reportou a história sobre o Uber Works.




*Por: Mariana Fonseca da Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br