15 outubro 2018

Turquia vai inspecionar o consulado saudita em Istambul por causa do desaparecimento de jornalista

O jornalista Jamal Khashoggi (foto) desapareceu após entrar no consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro, quando foi ao local para resolver problemas burocráticos. (Foto: Mohammed al-Shaikh/AFP)
O consulado saudita em Istambul será inspecionado pelas autoridades turcas nesta segunda-feira (15) no âmbito da investigação sobre o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi. O jornalista desapareceu depois de entrar no imóvel em 2 de outubro.

A operação acontecerá durante a tarde e será parte do grupo de trabalho formado por Turquia e Arábia Saudita. A informação foi divulgada pela imprensa internacional citando fontes diplomáticas.

O jornalista saudita, conhecida por suas críticas ao regime, foi ao consulado em Istambul para os trâmites burocráticos relativos a seu casamento com uma cidadã turca, Hatice Cengiz. Desde então, Khashoggi permanece desaparecido.

A Arábia Saudita afirma que o jornalista saiu do consulado, mas as autoridades turcas afirmam o contrário.

Algumas fontes acusam o governo saudita de enviar à Turquia uma unidade de agentes especiais para assassinar Khashoggi.

Pompeo a caminho

Nesta segunda, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que conversou com o rei Salman, da Arábia Saudita, e que ele lhe assegurou ignorar o paradeiro do jornalista. Trump anunciou que irá enviar seu secretário de Estado, Mike Pompeo, para se encontrar diretamente com o rei saudita.

Nos últimos dias, o presidente americano vem afirmando que chegará ao fundo do caso de Khashoggi, que escrevia para o "Washington Post" e foi supostamente assassinado no consulado da Arábia Saudita na Turquia.

De fato, o presidente americano assinalou na semana passada que tinha conversado sobre o caso com o governo saudita, enquanto tanto o vice-presidente, Mike Pence, como funcionários do alto escalão da Casa Branca, ligaram para o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

No fim de semana, uma delegação saudita desembarcou na Turquia para reuniões com autoridades de Ancara, mas nada foi divulgado sobre as conversas.

No domingo, o rei Salman da Arábia Saudita falou por telefone com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, a quem reafirmou "a solidez" das relações entre os dois países.





Por France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br