14 maio 2018

EUA atribuem ao Hamas responsabilidade por mortes em Gaza

Protestos aconteceram nesta segunda-feira (14), dia escolhido pelos EUA para inauguração de embaixada em Jerusalém. (Foto: AFP)
O movimento Hamas é o responsável pelas 52 mortes e pela centena de feridos nesta segunda-feira (14) por disparos do exército israelense contra manifestantes em Gaza que protestavam contra a inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, afirmou um porta-voz da Casa Branca.

"A responsabilidade por estas mortes trágicas é diretamente do Hamas", afirmou o porta-voz Raj Shah, acrescentando que este movimento está "provocando de propósito e cinicamente" e que Israel "tem o direito de se defender".

A abertura da embaixada americana em Jerusalém aconteceu nesta segunda-feira em meio a um cenário caótico e de extrema violência contra manifestantes nos territórios palestinos ocupados.

De acordo com fontes convergentes, ao menos 52 pessoas morreram na repressão e o número de feridos é estimado em centenas, possivelmente até 2.000.

Shah evitou nesta segunda-feira analisar qualquer responsabilidade das forças armadas israelenses nessas mortes, e acrescentou que Israel "tem o direito de se defender".

Ao ser pressionado sobre uma eventual responsabilidade das forças repressivas nas mortes, Shah apenas comentou que "não se pode perder de vista que o Hamas tem responsabilidade por esta situação".

Na opinião do porta-voz da Casa Branca, a inauguração da embaixada em Jerusalém em meio à violência não deve afetar um possível plano de paz a ser proposto por Washington para israelenses e palestinos.

"Não acho que isso vá ferir o plano de paz. Esse plano de paz será apresentado no momento oportuno", comentou.

Para Shah, hoje o importante "é manter o que o presidente prometeu (durante sua campanha) e o que ele acredita. É o reconhecimento de uma realidade".



*Por: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br