24 abril 2018

Campanha de Vacinação contra Influenza deve vacinar mais de 210 mil pessoas em Natal

Vacina contra gripe está disponibilizada em cerca de 70 salas de vacinas em toda Natal. (Foto: Secom)
A 20ª Campanha Nacional contra a Influenza iniciou na segunda-feira (23) e, em Natal, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, cerca de 212.113 pessoas. O combate ao vírus da Influenza é feito através da vacina, que está disponível em cerca de 70 salas de vacinas abertas pelo município.

Os integrantes dos grupos de risco e prioritário são:  gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.  

No caso dos integrantes do último grupo, é preciso apresentar uma prescrição médica comprovando a situação para receber a vacina. No caso de professores e trabalhadores da saúde, também é preciso levar algum comprovante de vínculo com as instituições de trabalho. 

A campanha vai até 1º de junho e terá o 12 de maio como dia D. Nessa data, todas as unidades de saúde estarão abertas para atender aqueles que não podem ir se vacinar durante a semana. A diretora do Departamento em Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, lembra que a vacina imuniza contra três sorotipos: H1N1, H3N2 e a Influenza B – os que mais tendem a circular e que podem causar os mesmos sintomas. “É a mesma gripe. Todos os vírus causam a mesma sintomatologia, podendo ser grave ou não. A vacina vai imunizar contra os três sorotipos principais”.  

A influenza sazonal, comumente conhecida como gripe, é uma infecção viral que causa sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, coriza e tosse seca. A sua incidência cresce consideravelmente nas estações climáticas mais frias, por isso a campanha de vacinação ocorre antes do período de inverno. 

Além da vacinação, outros cuidados que devem ser tomados são: lavar as mãos durante o dia, cobrir o rosto com lenço descartável quando tossir ou espirrar, evitar grandes aglomerações de pessoas e não compartilhar objetos pessoais.



*Por: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br