21 março 2018

Falha em linha de Belo Monte deixa 13 estados do Norte e Nordeste no escuro

Em Natal, o trânsito ficou caótico e os dois maiores shoppings fecharam as portas com apagão. (Foto: Helena Duarte)
Uma quarta-feira (21) de grandes transtornos para 13 estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma falha na linha de transmissão que conecta a hidrelétrica de Belo Monte ao sistema elétrico nacional, ocasionou um apagão em todo o país, porém as duas regiões foram as mais afetadas com a falha.


Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins ficaram no escuro. O apagão teve início por volta das 15h40, segundo registro do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e até o início da noite ainda não tinha normalizado em todos os estados afetados.


No Rio Grande do Norte, os 167 municípios foram atingidos e ficaram no escuro. Às 18h55, apenas 20% da carga estava religada em Natal. Um novo apagão foi registrado e após mais de uma hora a energia elétrica foi restabelecida.


O chamado “linhão” que leva a energia de Belo Monte do Norte ao Nordeste “caiu” e deu início a problemas em série no sistema elétrico do país, segundo informações dadas pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Esse linhão de Belo Monte começou a operar no final de 2017 e é de responsabilidade da estatal Eletrobras e da chinesa State Grid, ambas preferiram não falar sobre o apagão. Essa não é a primeira vez que ocorre uma falha no linhão de Belo Monte, que utiliza tecnologia de ultra-alta tensão, algo inédito até então no país.

A empresa que opera a Belo Monte, Norte Energia, informou através de nota, que o apagão não foi provocado pela usina e que o seu sistema também teria sido afetado com a falha.

O ONS fará um levantamento para detectar o que ocasionou a falha e assim dar explicações mais concretas sobre o erro que afetou milhões de brasileiros. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que também sofreram com a apagão, tiveram seus sistemas normalizados às 16h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br