11 outubro 2019

Irã diz que navio petroleiro foi atingido por mísseis

Explosão teria ocasionado danos em dois armazéns dentro do navio tanque, além de um vazamento de óleo no Mar Vermelho, segundo informações da TV estatal iraniana. (Foto: Reprodução/Marinha Real)
Dois mísseis atingiram um navio tanque iraniano que atravessava o Mar Vermelho perto da costa da Arábia Saudita nesta sexta-feira (11), de acordo com autoridades do Irã.

Não há, por enquanto, pronunciamento da Arábia Saudita sobre o ataque, e oficiais sauditas não responderam a pedidos de entrevistas.

A TV estatal iraniana disse que a explosão danificou dois armazéns dentro do navio tanque e causou um vazamento no Mar Vermelho perto da cidade portuária de Jiddah.

O vazamento foi estancado mais tarde, de acordo com a agência de notícias do Irã.

1 milhão de barris

O nome do navio atingido é Sabiti. Os seus mecanismos de localização haviam sido ligados na sexta-feira (11), no fim da manhã, no Mar Vermelho. Ele estava a cerca de 130 quilômetros a sudeste de Jiddah, de acordo com dados do MarineTraffic.com.

O navio carrega cerca de 1 milhão de barris de óleo cru, segundo a empresa Refinitiv.

Imagens divulgados pelo Ministério do Petróleo do Irã não mostram os danos ao Sabiti, mas as laterais não apareceram nas fotos.

A última vez que o Sabiti havia ligado seu mecanismo de localização havia sido em agosto, perto da cidade iraniana de Bandar Abbas.

Os navios tanque do Irã frequentemente desligam seu identificador de localização, porque os Estados Unidos têm o petróleo do Irã como alvo de sanções econômicas.

O porta-voz do ministro de Relações Exteriores, Abbas Mousavi, descreveu o incidente como um ataque executado por aqueles que se comprometem com uma aventura perigosa.

Em um comunicado, Mousavi disse que o Sabiti foi atingido duas vezes no período de meia hora e há uma investigação.

O tenente Pete Pagano, porta-voz da Marinha dos EUA que supervisiona o Oriente Médio, disse que as autoridades estavam cientes dos relatórios sobre o incidente, mas não fez mais comentários.

Histórico recente de ataques

Se for confirmado que esse incidente foi uma agressão, trata-se de mais um capítulo da deterioração das relações entre os iranianos, os sauditas e os Estados Unidos.

É provável que a região, que esteve calma no último mês, passe por um novo período de ameaças no mar, segundo a Dryad Maritime, uma empresa de segurança no mar.

Em setembro, uma unidade de exploração e produção de petróleo e combustíveis na Arábia Saudita foi atingida por mísseis disparados a partir de drones.

Com o ataque, a produção saudita de óleo e gás caiu pela metade.

Os EUA acusaram os iranianos do ataque. O Irã negou.

Um grupo rebelde do Iêmen chegou a reivindicar a autoria do atentado, mas, de acordo com os americanos, os drones não poderiam ter partido daquele país.

Acordo nuclear

Há pouco mais de um ano, os Estados Unidos saíram unilateralmente de um acordo multilateral com o Irã e outros países, pelo qual a nação persa iria parar de desenvolver tecnologia nuclear.

Em junho deste ano, o Irã derrubou um drone de vigilância dos EUA, e os americanos chegaram a se preparar para responder com uma ação militar.

Além disso, houve ataques a navios tanque perto do Estreito de Ormuz, na entrada do Golfo Persa –os iranianos negam serem os responsáveis.



Por: Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br