06 março 2019

Carlos Ghosn deixa prisão após mais de 100 dias detido em Tóquio

O brasileiro estava preso desde 19 de novembro, acusado de fraude fiscal e uso de verbas do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi em benefício próprio. (Foto: Jiji Press/AFP Photo)
Carlos Ghosn, ex-presidente da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, deixou a prisão em Tóquio nesta quarta-feira (6) após o pagamento de uma fiança milionária. O brasileiro estava preso desde 19 de novembro, acusado de fraude fiscal e uso de verbas do grupo para benefício próprio.

O empresário brasileiro deixou a Casa de Detenção do bairro de Kozuge às 16h32 (horário local, 4h32 de Brasília), segundo imagens divulgadas pela televisão japonesa. O local estava cercado por jornalistas à espera de Ghosn.

Ghosn pagou fiança de 1 bilhão de ienes, o equivalente a R$ 33,8 milhões, e ficará em liberdade enquanto aguarda o julgamento que segue.

A fiança raramente é concedida no Japão sem uma confissão do réu. De acordo com a Nikkei, apenas 30% dos réus tiveram direito a fiança antes do julgamento no país em 2017. A expectativa, inclusive, era de que o executivo continuasse detido até ser julgado.

Segundo a agência France Presse, a esposa de Ghosn, Carole, uma de suas filhas e o embaixador da França chegaram algumas horas antes à prisão. Eles não saíram juntos do executivo.

O tribunal estabeleceu algumas condições para que ele fosse solto. Veja as regras:

  • Proibido sair do Japão;
  • Permitido viajar só em território japonês e por apenas dois dias;
  • Vigilância por câmeras em sua residência;
  • Proibido entrar em contato com outros envolvidos no caso;
  • Proibido ter contato com pessoas ligadas à Renault, Nissan e Mitsubishi;
  • Proibido de acessar a internet;
  • Proibido utilizar computadores fora do escritório de seus advogados;
  • Visitas monitoradas.

Promotores tentaram barrar a liberdade

Antes de estabelecer um valor de fiança para libertar Ghosn, o Tribunal de Tóquio rejeitou outros dois pedidos feitos pela defesa do brasileiro.

Após o Tribunal Distrital de Tóquio determinar que Ghosn poderia ser solto, promotores tentaram barrar a saída do ex-presidente da Nissan da prisão, mas a Justiça negou a apelação dos promotores.









*Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br