Serviço de Escuta Ativa oferece suporte e atendimento aos servidores em situações de sofrimento e adoecimento no ambiente laboral. (Foto: Sead | ASSECOM-RN) |
O Governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio do Decreto nº 33.905, a Política de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar dos Servidores Públicos no âmbito da Administração Pública Estadual. A iniciativa visa dar suporte e atendimento aos servidores em situações de sofrimento e adoecimento no ambiente laboral, ocasionados, eventualmente, por sensações e emoções negativas oriundas do trabalho.
O Decreto nº 33.905 foi publicado no dia 28 de agosto no Diário Oficial do Estado e tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde mental dos servidores. A ideia é estimular o equilíbrio entre as atividades profissionais e a saúde dos trabalhadores, prática coerente com as ações propostas pela Política de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Governo do Estado.
“Uma atenção especial à saúde mental dos servidores tem sido cada vez mais necessária. Essa política vem pra somar e atender melhor os nossos servidores. O Governo do RN já vem realizando muitas ações voltadas para a promoção da saúde física, mas agora também dá o devido respaldo e importância às necessidades de suporte emocional dos trabalhadores”, destaca o secretário da Administração, Pedro Lopes, que preside o Comitê Gestor do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do RN.
Escuta Ativa
A fim de contribuir para o funcionamento do bem-estar físico, social e mental dos servidores, foi implementado o projeto Escuta Ativa, voltado para promoção da assistência mental daqueles que mais precisam de um suporte e apoio emocional. De acordo com a psicóloga e coordenadora do projeto, Mirla Paiva, o Escuta Ativa surgiu a partir da constatação de que muitos servidores estaduais têm enfrentado problemas de saúde mental e emocional por diferentes razões.
“Para amenizar os problemas e preservar a saúde dos servidores, oferecemos essa escuta e, caso seja necessário, encaminhamos o servidor para clínicas parceiras do Governo do Estado. Os atendimentos iniciais, entretanto, acontecem na sala do projeto, na Escola de Governo, de segunda a sexta. Nossa equipe está preparada para receber e acolher todos que precisarem”, afirmou.
Os servidores podem ter acesso ao serviço de Escuta Ativa marcando atendimento através do e-mail projetoescutaativa@sead.rn.gov.br ou pelo Whatsapp no número (84) 9-8724-3819. O acolhimento é realizado, de forma individualizada e confidencial, com psicólogos em sala especializada localizada no primeiro andar da Escola de Governo, em Natal.
Além do projeto, a Política de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar dos Servidores corrobora a utilização das terapias convencionais e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), fortalecendo as ações para educação e inclusão social dos integrantes com necessidades especiais.
*Por: ASSECOM-RN
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