A capacitação teve como objetivo trabalhar de forma prática os processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. (Foto: Sesap | ASSECOM-RN) |
O Hemocentro do RN, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realizou na manhã desta segunda-feira (19), um treinamento para os servidores da unidade referente a Procedimentos Operacionais Padrão sobre a segurança do paciente, ministrado por Zaira Damásio e Marília Lima.
A capacitação teve como objetivo trabalhar de forma prática os processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O Hemonorte, como centro de referências em doenças do sangue, atendeu em 2023 mais de 7 mil pessoas com hemoglobinopatias e coagulopatias hereditárias de todo o estado.
De acordo com a Coordenadora do NPS/Hemonorte, Marilia Lima, o Hemocentro está implantando seis metas referentes a segurança do paciente, baseada nas metas internacionais. “Nesse primeiro momento trabalhamos duas e posteriormente teremos mais encontros para trabalharmos as demais. Já começamos as intervenções nos nossos processos e já se percebe uma melhoria no fluxo de atendimento ao paciente hematológico”, relatou.
O Núcleo tem papel fundamental na qualidade e segurança nos serviços de saúde, promovendo a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, trabalhando as informações que impactam nos riscos ao paciente.
Confira as metas do Plano de Segurança do paciente atendido no Hemonorte:
· Identificar corretamente o paciente;
· Melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais de saúde;
· Melhorar a segurança no uso de medicamentos de alta vigilância,
· Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde por meio da higienização das mãos;
· Reduzir o risco de lesões aos pacientes decorrentes de quedas e lesões por pressão e /ou lesão por dispositivos médicos;
· Garantir a segurança no processo transfusional.
*Por: Sesap/ASSECOM-RN
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