04 julho 2023

Lula assume a presidência do Mercosul e prioriza a conclusão de acordo comercial com a União Europeia

Ao assumir a presidência do Mercosul, Lula coloca a conclusão da parceria do bloco com a União Europeia como prioridade e cobra uma resposta rápida e contundente sobre nova imposição dos europeus. (Foto: Ricardo Stuckert | PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu nesta terça-feira (4), a presidência do Mercosul, grupo formado além do Brasil por Argentina, Paraguai e Uruguai. A presidência do bloco é rotativa e dura seis meses. A 
cúpula do bloco, aconteceu em Puerto Iguazú, na Argentina.

Ao receber a presidência das mãos do presidente da Argentina, Alberto Fernandez, Lula cobrou uma resposta contundente e rápida, às novas condições impostas pela União Europeia sobre o acordo comercial entre Mercosul e UE. "O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente", disse o presidente brasileiro.

Lula também falou sobre o uso de uma moeda comercial entre os países do bloco, o tema já é um consenso entre os membros do bloco, que defendem a ideia de abandonar o dólar, moeda norte-americana, em suas transações comerciais.

A entrada da Bolívia como membro permanente do Mercosul, também foi pauta da cúpula e o presidente Lula afirmou que vai cuidar da aprovação no Congresso Nacional brasileiro. Atualmente, a Bolívia participa do bloco como um Estado associado, ao lado da Colômbia e do Chile.

Apesar de evitar falar sobre a Venezuela, que está suspenso do Mercosul desde 2017, outros países do bloco acusaram o país comandado por Nicolás Maduro de ser uma ditadura após o mandatário ter cassado os direitos políticos de adversários que tentavam disputar as eleições no país no ano que vem. O presidente brasileiro tem defendido o retorno da Venezuela ao bloco e recentemente relativizou a democracia ao responder sobre Maduro, durante uma entrevista à uma rádio do Rio Grande do Sul, o que gerou forte repercussão negativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br