17 julho 2023

Detran e Adra vão levar cursos de Motofretista e Mototaxista a pessoas carentes

Parceria visa atuar na formação de profissionais das áreas de motofrete e mototáxi. (Foto: Divulgação | DETRAN-RN)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), deve firmar uma parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) para atuar na formação de profissionais das áreas de motofrete e mototáxi. A Adra é uma agência humanitária internacional que atua no Brasil e em mais de 130 países ajudando pessoas em vulnerabilidade social.

A primeira reunião para a consolidação da parceria foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), onde o coordenador da EPT/RN, Felipe Barreto, recebeu a diretor Regional da Adra, Erinaldo Silva, para discutir os trâmites para formação das primeiras turmas de profissionais que vão ser capacitados nas atividades de motofretista e mototaxista.

“Devemos forma uma primeira turma com 35 pessoas que serão indicadas pela Adra. São pessoas em situação de vulnerabilidade, que não podem pagar pelo curso e que precisam de formação profissional para complementar as suas rendas exercendo o serviço de forma segura e atendendo os critérios legais da legislação”, explicou Felipe Barreto.

O diretor Regional da Adra, Erinaldo Silva, explicou que o maior objetivo é, além de dar oportunidade de emprego, é contribuir com a segurança no trânsito, já que a capacitação vai conceder o conhecimento necessário para que o profissional do motofrete e do mototáxi conduza o veículo com segurança, protegendo sua vida e a dos outros.

“Temos o objetivo de ajudar na redução de acidentes, pois muitas dessas pessoas já trabalham sem ter nenhuma capacitação, colocando dessa forma as suas vidas em perigo. Com a formação, regularizamos a situação profissional e fazemos o trânsito mais seguro”, comentou Erinaldo Silva.

O Curso de Capacitação de Motofretista e Mototaxista ministrado pela EPT/RN conta com carga horária de 30h/aula divididas em dois módulos, sendo o primeiro teórico e o segundo prático. Na disciplina teórica são abordadas informações de Transporte de Cargas ou de pessoas, debatendo o conteúdo da legislação específica de motofrete ou mototáxi, procedimentos para o transporte de cargas, verificação e manutenção do veículo para a pilotagem segura, gestão de risco em suas rodas, segurança e saúde, e informações de logística.

Já no módulo prático, os motofretistas e os mototaxistas aprendem sobre a Prática Veicular Individual para o Transporte de Cargas ou de Pessoas. Nesse sentido, são informados sobre a verificação regular do veículo, uso adequado dos equipamentos de segurança, acondicionamento de cargas e técnicas de postura corporal de prevenção de acidentes na condução do veículo, entre outros.

 

*Por: Assessoria de Comunicação Detran/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br