O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou na manhã desta quarta-feira (7), em cerimônia realizada em Recife, capital de Pernambuco, o programa 'Farmácia Popular' que havia sido desmontado no desastroso governo passado e que havia deixado milhões de brasileiros desassistidos e sem acesso gratuitos a medicamentos distribuídos pelo programa.
A retomada do 'Farmácia Popular' proporcionará o fornecimento gratuito de medicamentos para diabetes, hipertensão e asma, além de um novidade, medicamentos anticoncepcionais e contra a osteoporose passam a ser fornecidos de graça.
Os beneficiários do 'Farmácia Popular' passam a contar com desconto de até 90% no preço de medicamentos, esse desconto é válido para 40 tipos de medicamentos. Além disso, todos esses medicamentos serão gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, o que vai beneficiar 55 milhões de pessoas.
Em 2023, o novo Farmácia Popular vai retomar o patamar de 35 mil farmácias da rede privada aptas a atender a população, a medida vai beneficiar 22,5 milhões de pessoas e dará prioridade à 811 municípios, localizados nas regiões Norte e Nordeste, atendidos pelo programa Mais Médicos. O total será de 5.207 municípios atendidos, ou 93% do país.
A meta é que o novo Farmácia Popular esteja presente em 45 mil estabelecimentos até o ano de 2026, o número representa metade do total de farmácias existentes no país, beneficiando 24 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário