Receita Federal vai pagar cerca de R$ 7,5 bilhões de reais de restituições à 4,1 milhões de contribuintes, um recorde inédito na história. (Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil) |
A Receita Federal abriu nesta quarta-feira (24/5), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. Serão contemplados 4,1 milhões de contribuintes e distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões, um patamar inédito na história da Receita Federal.
Idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix, estão na fila de prioritários. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.
O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição", para consultar se a restituição estará disponível. A Receita Federal alerta ainda, que a entrega da declaração do imposto que teve inicio no dia 15 de março, ainda está disponível e só termina às 23h59 do dia 31 de maio.
A Receita esclarece ainda, que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX, que obrigatoriamente é a do CPF. Caso, por algum motivo, o crédito não seja realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
O contribuinte que se enquadre nesta situação, a Receita orienta o reagendamento do crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário