11 abril 2023

Ministro Ricardo Lewandowski se aposenta do STF após 17 anos na Suprema Corte

Com aposentadoria de Ricardo Lewandowski, o presidente Lula indicará um novo nome para a Suprema Corte. (Foro: Fellipe Sampaio | SCO | STF)

O ministro Ministro Ricardo Lewandowski, se aposentou nesta terça-feira (11) do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos quase 75 anos de vida, o ministro faz aniversário em 11 de maio, 17 anos foram dedicados à Suprema Corte do país.

O ministro Lewandowski, se despediu do STF no último dia 30 de março, quando participou de sua última sessão no plenário da Corte. Lewandowski antecipou sua aposentadoria, uma vez que ela só deveria acontecer em maio quando completará seus 75 anos, mas o ministro comunicou sua decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que indicou o ministro há 17 anos.

Em entrevista à GloboNews, Lewandowski defendeu o mandato entre 10 e 12 anos para ministros do STF e de tribunais superiores. "Eu sempre defendi isso academicamente e também nas minhas falas públicas, e entendo que as cortes superiores, não só o Supremo Tribunal Federal (STF), mas todas as Cortes superiores, devem ter um mandato. Eu penso que de 10 a 12 anos é um bom prazo", disse.

Com a aposentadoria, o presidente Lula vai indicar o nome que ocupará a cadeira deixada por Lewandowski, o nome mais cotado é do advogado Cristiano Zanin, que defendeu o presidente nas ações fantasiosas da Lava-Jato, que acabaram extintas confirmando a perseguição promovida pelo atualmente senador e ex-juiz Sérgio Moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br