Encontro aconteceu nesta quarta-feira (26) e contou com uma palestra da médica psiquiatra Ariadne Cruz de Oliveira. (Foto: SESAP | ASSECOM-RN) |
O Núcleo de Atenção de Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma palestra sobre "Síndrome de Burnout - impacto na saúde do trabalhador", com a médica psiquiatra Ariadne Cruz de Oliveira, do Cerest Natal.
A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional e tem como principais sintomas a agressividade; isolamento; mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória e ansiedade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a ver a Síndrome de Burnout como doença ocupacional, só a partir de 2022 e por ser uma doença ocupacional, o trabalhador que venha a desenvolvê-la está assegurado pelos direitos trabalhistas.
De acordo com a psiquiatra, “a Síndrome é um processo dinâmico e multifuncional que pode trazer consequências psicológicas, físicas e comportamentais, sendo fator de risco para a depressão e ansiedade. O trabalho deve ser fonte de realização, não de adoecimento”.
A palestra encerra a programação do Abril Verde, mês que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.
*Por: SESAP/ASSECOM-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário