14 abril 2023

Em encontro com Xi Jinping, Lula assina 15 acordos comerciais e de parceria com a China

Presidentes se reuniram em Pequim, assinaram 15 acordos comerciais e discutiram temas como a invasão da Ucrânia, Lula convidou Xi Jinping para visitar o Brasil em 2024. (Foto: Ricardo Stuckert | Presidência da República)

O encontro mais aguardado da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, maior parceiro comercial do Brasil, aconteceu nesta sexta-feira (14) em Pequim. O presidente chinês Xi Jinping, recebeu o presidente brasileiro.

O encontro, que principalmente tratou de cooperação para desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países, além da ampliação das relações comerciais. Foram assinados 15 acordos comerciais e de parceria entre Brasil e China.

Antes da assinatura dos acordos, o presidente chinês recebeu o presidente Lula em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo. Na sequência, Lula e Xi Jinping participaram de um encontro ampliado entre autoridades, uma conversa reservada entre os dois presidentes aconteceu logo depois, na conversa a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Lula reforçou o papel das relações comerciais com a China, defendeu a atuação conjunta de países emergentes para reduzir desigualdades e voltou a falar na alternativa ao dólar para o comércio entre os membros do bloco.

O presidente Lula participou de um jantar após a cerimônia de assinatura dos acordos e depois seguiu para a Embaixada Brasileira em Pequim, onde fará uma declaração à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br