O encontro mais aguardado da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, maior parceiro comercial do Brasil, aconteceu nesta sexta-feira (14) em Pequim. O presidente chinês Xi Jinping, recebeu o presidente brasileiro.
O encontro, que principalmente tratou de cooperação para desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países, além da ampliação das relações comerciais. Foram assinados 15 acordos comerciais e de parceria entre Brasil e China.
Antes da assinatura dos acordos, o presidente chinês recebeu o presidente Lula em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo. Na sequência, Lula e Xi Jinping participaram de um encontro ampliado entre autoridades, uma conversa reservada entre os dois presidentes aconteceu logo depois, na conversa a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Lula reforçou o papel das relações comerciais com a China, defendeu a atuação conjunta de países emergentes para reduzir desigualdades e voltou a falar na alternativa ao dólar para o comércio entre os membros do bloco.
O presidente Lula participou de um jantar após a cerimônia de assinatura dos acordos e depois seguiu para a Embaixada Brasileira em Pequim, onde fará uma declaração à imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário