Em primeiro compromisso oficial, presidente Lula prestigia a posse de Dilma Rousseff como primeira mulher a presidir o banco do BRICS. (Foto: Ricardo Stuckert | Presidência da República) |
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse nesta quinta-feira (13) como presidente do banco do BRICS, banco de desenvolvimento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição e que tem Brasil, Rússia, China, África do Sul e Índia como membros.
"Como ex-Presidenta de um país em desenvolvimento, sei da importância dos bancos multilaterais e, sobretudo, do imenso desafio de garantir financiamento na escala adequada para atender às necessidades econômicas, sociais e ambientais dos países", destacou Dilma Rousseff em seu discurso de posse.
A cerimônia de posse aconteceu na sede do banco em Xangai, na China. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está no país para uma série de compromissos oficiais com o maior parceiro comercial do Brasil, prestigiou a posse. Esse foi o primeiro compromisso oficial de Lula no país.
Inicialmente prevista para acontecer no mês passado, a posse de Dilma foi adiada após o presidente Lula ter cancelado sua ida ao país asiático devido sido diagnosticado com uma pneumonia leve. "Hoje retorno a Xangai após quase 20 anos. E com o prazer de comemorar a escolha de Dilma, para comandar o Banco dos BRICS. A posse de uma mulher à frente de um banco global seria por si só um fato extraordinário. Mas a importância histórica deste momento vai muito além", disse em uma rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário