02 fevereiro 2023

Marcos do Val vai renunciar mandato de senador e revela que Bolsonaro articulou tentativa de golpe para se manter na presidência do país

Ao confirmar que renunciará o cargo de senador, Marcos do Val revela plano golpista arquitetado por Jair Bolsonaro e Daniel Silveira contra as eleições de 2022 e para impedir Lula de assumir presidência. (Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou nesta quinta-feira (2) que vai renunciar ao mandato e revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) arquitetou um plano para dar um golpe para anular as eleições de outubro de 2022 e impedir a posse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o senador, o plano para o golpe contou ainda com a participação do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), preso na manhã de hoje pela Polícia Federal, a prisão não tem relação com o caso relatado pelo senador. Marcos do Val apresentou mensagens trocadas com Daniel Silveira, onde o ex-deputado apresentou um plano para tentar gravar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

O plano, segundo Marcos do Val, era de conhecimento de Bolsonaro que participou da conversa do senador com Daniel Silveira. Marcos do Val afirma, que o convite para o encontro dele com Bolsonaro partiu do ex-deputado. “Vou te mandar a minha localização, mas tu não entra não, no Alvorada. E nem chega perto da entrada. Tu não vai aparecer. Tu vai parar o carro no estacionamento que eu vou te mandar a localização. Eu vou estar ali. O carro vai vir buscar a gente”, disse em entrevista exclusiva à revista Veja.

Ainda de acordo com o senador, o embarque para o encontro com Silveira e Bolsonaro teria ocorrido em um carro de segurança do ex-presidente até o Alvorada e a entrada não teria sido registrada na portaria. 

A conversa que durou cerca de 40 minutos, Marcos do Val afirma ter ouvido por diversas vezes a ideia que “salvaria o Brasil”. A ideia em questão, captar um diálogo que sugerisse uma suposta intervenção de Moraes durante a campanha eleitoral.

À Veja, Marcos do Val afirma que Bolsonaro disponibilizou ao senador a posse de equipamentos necessários para espionar o ministro e que o plano era de conhecimento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão responsável pela segurança do presidente e que tem a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Após ouvir o plano golpista, Marcos do Val ficou de dar uma resposta ao ex-presidente e ao ex-deputado, que ligou cobrando uma posição do senador na manhã seguinte ao encontro. Silveira teria dito ao senador que o mesmo poderia ficar tranquilo, uma vez que a missão do golpe era segura e que nem mesmo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, tinha conhecimento do que estava sendo arquitetado entre eles. “Se aceitar a missão, parafraseando o 01, salvamos o Brasil”, teria dito o ex-deputado ao senador.

Marcos do Val revelou à Veja, que procurou o ministro Alexandre de Moraes e revelou a proposta golpista que teria recebido como missão do ex-deputado Daniel Silveira e do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que teria recebido como reposta do ministro um, “Não acredito”.

A revista Veja, afirma ter procurado os citados por Marcos do Val. Daniel Silveira disse estar impedido pela Justiça de dar declarações à jornalistas, já o ministro Alexandre de Moraes por meio de sua assessoria, disse que não comentaria sobre o caso e Marcos do Val reafirmou ter participado da reunião com Silveira e Bolsonaro e que o teor da conversa era um golpe contra as eleições e impedir a posse de Lula.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, até o momento não comentou sobre as acusações feitas pelo senador Marcos do Val.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br