Visita de Biden à Zelensky deixa recado claro à Putin, que Estados Unidos estão fechados com a Ucrânia. (Foto: Divulgação | Casa Branca) |
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou nesta segunda-feira (20) uma visita surpresa à Ucrânia, país devastado por uma invasão da Rússia. Biden foi recepcionado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A visita ocorre na semana em que a guerra da Rússia contra o povo ucraniano completará um ano na próxima sexta-feira (24). "A guerra de conquista de Vladimir Putin (presidente russo) está fracassando", afirmou Joe Biden ao comentar sobre a invasão russa.
"Putin pensou que a Ucrânia era fraca e o Ocidente estava dividido. Ele pensou que poderia durar mais que nós. Eu não acho que ele pensa assim agora", declarou o presidente Volodymyr Zelensky.
Biden fez questão de reafirmar o apoio norte-americano à Ucrânia, em tom de recado à Putin. "Os americanos estão com vocês, assim como o mundo está com vocês", disse. Em outra fala, Biden voltou a citar o presidente russo. "O presidente russo está completamente errado. Um ano depois, a evidência está aqui nesta sala, estamos juntos", enfatizou.
Vladimir Putin, deve realizar um discurso nesta terça-feira (21) onde deve estabelecer os objetivos da Rússia para o segundo ano da guerra contra a Ucrânia. Atualmente, os russos tentam arrancar o controle total de duas províncias do leste da Ucrânia, que formam a região industrial e de mineração de Donbas.
A região é tida como o principal objetivo do presidente russo, que apesar de todo o poder militar que tem empregado contra os ucranianos, tem enfrentado resistência. Após a visita que durou cerca de uma hora, Joe Biden deixou Kiev e foi em direção à Polônia, onde participará de uma série de atividades no país membro da Otan.
President Zelenskyy and all Ukrainians remind the world every day what courage is.
— President Biden (@POTUS) February 20, 2023
They remind us that freedom is priceless.
And worth fighting for.
For as long as it takes. pic.twitter.com/GlBT0Sg9ZL
Nenhum comentário:
Postar um comentário