01 dezembro 2022

Sesap realiza Oficinas Regionais de Planejamento Reprodutivo

Uma série de oficinas regionais para o fortalecimento do Planejamento Reprodutivo e ampliação da oferta do DIU de cobre, foram realizadas pela SESAP no segundo semestre de 2022. (Foto: SESAP | ASSECOM)

No segundo semestre deste ano a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou uma série de Oficinas Regionais para o fortalecimento do Planejamento Reprodutivo e ampliação da oferta do DIU de Cobre na Atenção Primária em Saúde das 8 regiões de saúde do RN.

O objetivo foi oferecer orientações técnicas para a atuação dos profissionais, tendo por princípio a abordagem integral e a promoção dos direitos humanos, entre os quais se incluem os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, e contribuindo para a integralidade e qualidade da assistência prestada.

A primeira oficina aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, para médicos e enfermeiros da 3ª Região de Saúde, sendo no primeiro dia o momento teórico e, no segundo, a prática no Centro de Saúde SUS em Ceará-Mirim, sendo a Ginecologista e Obstetra Dra Iaponira Vidal, a facilitadora da oficina.

Posteriormente, os médicos participaram de novos momentos de prática nos serviços, de modo a ampliar a experiência na técnica de inserção de DIU. Os treinamentos aconteceram de forma descentralizada por microrregiões, nos municípios de Jandaíra, João Câmara, Touros e encerrando, nesta quarta-feira, 30 de novembro, em Lajes.

A enfermeira Chyrly Moura, da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, destaca que a 3ª região de saúde está com 92% dos municípios com a capacidade de inserção de DIU em seus territórios, “o que amplia a oferta de métodos contraceptivos de longa duração e fortalece as ações da Saúde Sexual e Reprodutiva, promovendo a redução da morbimortalidade em mulheres em todos os ciclos de vida. Para 2023, as demais regiões de saúde serão contempladas para que possamos oferecer ações mais efetivas no Planejamento Reprodutivo das mulheres do RN”, completou.

DIU

O DIU é um dispositivo intrauterino pequeno e flexível que deve ser inserido no interior da cavidade uterina, sendo um método contraceptivo de longo prazo e reversível. O DIU de cobre tem como vantagem a eficácia de 99,4% e, após inserido, pode durar de 10 a 12 anos, dependendo do modelo, sendo necessários apenas exames de rotina para verificar se não houve algum deslocamento do dispositivo, não interferindo na fertilidade.




*Por: SESAP/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br