09 dezembro 2022

Secretaria de Educação aplica avaliações diagnósticas em escolas da Rede Municipal de Mossoró

Avaliações diagnósticas foram promovidas nas escolas da rede municipal de Mossoró com a participação de alunos matriculados em turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. (Foto: Allan Phablo | Secom | PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró concluiu nesta quinta-feira (8) a aplicação das avaliações diagnósticas do ano de 2022 nas escolas da Rede Municipal. Alunos de todas as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental responderam, durante três dias, provas que abordaram questões relacionadas às disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, história e ciências.

As avaliações diagnósticas foram implantadas em 2021 com o objetivo de identificar o real impacto da pandemia do novo coronavírus no processo de aprendizagem dos alunos. A partir delas, a SME elaborou e colocou em prática, de forma pioneira, o Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), executado ao longo de 2022 em todas as unidades de ensino da Rede Municipal.

Em 2022, as avaliações buscam aferir os resultados efetivos do Programa de Recomposição das Aprendizagens, desenvolvido por meio de projetos diversos, como o “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares” e “Mossoró Educa+”.

“Realizamos as primeiras avaliações diagnósticas no final de 2021 e a partir delas criamos o Programa de Recomposição das Aprendizagens. O PRA foi desenvolvido durante todo o ano e foi um sucesso, com a sua culminância ocorrendo no último sábado (3). Agora, aplicamos novamente as avaliações diagnósticas justamente para comparar os resultados de 2021 com os de 2022, para redimensionar as ações do PRA”, afirmou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide Lobo reforça a importância das avaliações: “Elas contribuem para a identificação dos avanços nas aprendizagens, como também das dificuldades ainda existentes, e nesse sentido se configuram como importantes instrumentos para o planejamento e trabalho com os diversos objetivos de aprendizagens dos componentes curriculares”.

Os estudantes aprovaram o formato das avaliações diagnósticas e as atividades realizadas ao longo do ano através do PRA. “Eu gostei muito, achei legal. Aprendi ciências, matemática, divisão, mais, menos e outras coisas como geografia, português”, afirmou Diego Leonardo, do 4º ano da Escola Municipal Raimundo Fernandes.

“Eu achei a prova fácil e legal, porque aprendi várias coisas. Em ciência, por exemplo, aprendi como funciona o processo de decomposição”, comentou Yuri Vinícius. “Essa prova juntou um monte de coisa que a gente aprendeu o ano inteiro”, acrescentou o estudante Arthur Guilherme. “A avaliação foi muito legal, porque a gente fez atividades como matemática, português e ciências”, enfatizou a aluna Maria Eduarda.

A professora Adnélia Maria, da Escola Municipal Raimundo Fernandes, ressaltou a relevância das avaliações e também da implantação do PRA em 2022. “Falar de avaliação é falar de qualidade de ensino, porque possibilita melhorar a nossa prática, analisando aquilo que nós precisamos potencializar em termos de aprendizagem. Essa avaliação vem somar com as atividades anuais do Programa de Recomposição das Aprendizagens. Estamos colhendo o fruto desse trabalho”, destacou.

Supervisora da Escola Raimundo Fernandes, Núcia Araújo também pontua o que as avaliações representam para a unidade de ensino. “É de real importância, porque tanto cria uma expectativa a escola, porque vem trabalhando o ano todo, como os pais. A partir daí averiguamos como está o desenvolvimento dessa criança nas quatro áreas do conhecimento, para que possamos trabalhar em cima disso e poder desenvolver melhor nossas atividades”, frisou.

Gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira enfatiza que, a partir dos resultados das provas aplicadas esta semana, será possível realizar um comparativo com as avaliações diagnósticas de 2021. “A realização destas avaliações diagnósticas se encaminha numa perspectiva de que precisávamos conhecer as competências e habilidades desenvolvidas e consolidadas pelos nossos alunos, sendo necessário agora fazer um comparativo do resultado destas avaliações com aquelas realizadas no final do período das aulas remotas”, disse, complementando:

“É importante destacar que a avaliação nunca é um fim em si mesma. Seu objetivo não é simplesmente classificar o aluno, mas mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções do educador. Assim, as avaliações diagnósticas deste ano nos possibilitarão refletir sobre as ações pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2022, inclusive as atividades relacionadas ao Programa de Recomposição das Aprendizagens, e servirão também de subsídio para se pensar ações de intervenção pedagógicas para o ano letivo de 2023, visando sanar possíveis lacunas e criar condições propícias à aprendizagem”, concluiu.




*Por: Maricelio Almeida/Secom/PMM

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