O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para o próximo dia 12 de dezembro, uma segunda-feira, a cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Anteriormente prevista para ocorrer apenas em 19 de dezembro, a cerimônia de diplomação dos eleitos é a etapa final do pleito eleitoral realizado em outubro, quando mais de 60 milhões de eleitores escolheram a chapa liderada pelo petista.
A cerimônia será realizada na sede do TSE, pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, às 14h. Medidas de prevenção contra a COVID-19, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras, serão adotadas durante a cerimônia.
As contas de campanha do PT e PSB estão em julgamento no TSE, sob a relatoria vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski, que deve dar seu parecer até o próximo dia 9 de dezembro. Caso as contas sejam aprovadas, os registros de candidaturas deferidos e aí estão aptos para serem diplomados no dia 12.
As diplomações de governadores, senadores, deputados estaduais e federais eleitos no primeiro turno serão comandados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e devem seguir datas estipuladas pelos mesmos, no Rio Grande do Norte está prevista para acontecer em 19 de dezembro, mas pode sofrer alterações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário