A primeira pesquisa Ipec (instituto criado por ex-executivos do Ibope) contratada pela Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Norte, foi divulgada nesta segunda-feira (22) durante a edição do RNTV segunda edição.
A pesquisa entrevistou 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto, com nível de 95% de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Para o Senado Federal, o Ipec mediu o termômetro entre os candidatos que disputam a única vaga disponível.
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a corrida, seguido pelo ex-ministro bolsonarista Rogério Marinho (PL) que está tecnicamente empatado dentro da margem de erro com o deputado federal Rafael Motta (PSB), veja abaixo os números da pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados).
Estimulada:
Carlos Eduardo (PDT): 27%
Rogério Marinho (PL): 17%
Rafael Motta (PSB): 14%
Pastor Silvestre (PMN): 3%
Dario Barbosa (PSTU): 2%
Freitas Jr (PSOL): 1%
Geraldo Pinho (Podemos): 1%
Marcelo Guerreiro (PRTB): 1%
Marcos do MLB (UP): 1%
Shirlei Medeiros (DC): 1%
Branco/Nulo: 18%
Não sabe/Não respondeu: 15%
Na espontânea, quando o entrevistado revela em quem vai votar os números foram os seguintes:
Rogério Marinho (PL): 7%
Carlos Eduardo (PDT): 4%
Rafael Motta (PSB): 3%
Marcos do MLB (UP): 0%
Branco/Nulo: 18%
Não sabe/Não respondeu: 15%
Na espontânea, os demais candidatos não foram citados e com isso não pontuaram. A pesquisa Ipec revelou ainda que 64% do eleitorado pesquisado não sabem em quem vão votar ou não responderam, enquanto 18% declararam que vão votar em branco ou vão anular.
O Ipec registrou a pesquisa no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número RN-09891/2022 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09911/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário