07 março 2022

UFRN recebe novos registros de programas de computador do INPI


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no mês de fevereiro, os registros de propriedade de dois programas de computador. Um deles é o Alfalibras, um software educativo que tem o objetivo de apoiar o processo da alfabetização bilíngue de crianças surdas, considerando a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua dessas crianças e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.

Os desenvolvedores deste programa foram Amanda Maria Domingos de Oliveira, Débora Karoline Silva de Azevedo, Flávia Roldan Viana e Isaack Saymon Alves Feitoza Silva. Eles pontuam que o Alfalibras usa o contexto de um dia de aula na escola e, com vocabulário alusivo a animais e alimentos, estimula a aprendizagem de ambas as línguas.

O outro registro é relativo a um programa denominado LoCo³. Ele é um componente de software que pode ser usado para mapeamentos objeto-relacional e relacional-objeto para fins de persistência e recuperação de dados em aplicações de software. Diferente do que acontece com as demais soluções disponíveis no mercado, esse mapeamento ocorre segundo a metodologia nomeada Metadata Interpretation Driven Development (MIDD), o que oferece ao usuário a vantagem de ter um serviço de persistência, transação e controle de acesso a dados usando bases de dados centralizadas ou distribuídas, sem a necessidade de modificações no código a cada domínio de negócio distinto em que o componente for aplicado.

O LoCo³ contou com a participação de Samuel Xavier de Souza, Reinaldo Antônio Petta e Júlio Gustavo Soares Firmo da Costa em seu desenvolvimento. Eles descrevem que as características do programa conferem à aplicação que usa o  LoCo³ o uso de menos código (Low Code), menor complexidade (Low Complexity) e menor custo (Low Cost).

Os inventores interessados em registrar programas de computador tem a opção de, acessando o endereço www.agir.ufrn.br, visualizar um passo-a-passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR) sobre como proceder. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas através dos telefones 99167-6589 / 99224-0076.



*Por: Wilson Galvão -  ASCOM - Agência de Inovação da Reitoria/UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br